Por Francisco Cancella de Abreu
Antes da Assembleia-geral da APSL, na passada semana, existiram várias propostas de alterações ao Regulamento de reprodutores vindas de vários sectores. Por ter sido autor de uma delas aqui vos deixo, com um pouco da história recente, dessas tentativa para criar um sistema barato, correcto e actual, de utilidade para o criador e para a raça, com o objectivo de subir rapidamente a qualidade média dos produtos.
Publica-se também o que a correcção política substituiu e sobrepôs à correcção técnica.
.
Considero que se continuará numa situação lamentavelmente incoerente, anacrónica, com contornos desonestos, de donde a raça não poderá sair ilesa.
Considero que se continuará numa situação lamentavelmente incoerente, anacrónica, com contornos desonestos, de donde a raça não poderá sair ilesa.
.
Cometem-se exactamente os mesmos erros zootécnicos e sanitários cometidos em Espanha, com o PRE. Quando chegou o decreto-lei, já era tarde, com a agravante de termos um efectivo dez vezes menos diversificado, e onde as modas fazem o bom nome dos reprodutores.
.
Sem transparência, diversidade e rigor de avaliação não pode melhorar o nível médio da raça.
.
.
A APSL perdeu mais uma oportunidade de fazer um favor ao País dando um passo decidido no sentido da rentabilização do sector, internacionalizando os meios de selecção.
.
Resta-me a pequena alegria de não ter sido proibido seleccionar correctamente pelo que os criadores que já o faziam poderão continuar a produzir a qualidade que devia ser de todos.
Antecedentes…
1. Avaliação de reprodutores 1
(por FCA, Castelldefels Barcelona Dezembro de 2007)
2. Avaliação de reprodutores
(por FCA, Barcelona 30 de Janeiro de 2008)
3. Proposta de alteração do regulamento de reprodutores da APSL
(por APSL)
4. Comentário à Proposta de Alteração ao Regulamento do Livro Genealógico
(por FCA, Barcelona 15 de Junho de 2009)
4 comentários:
Não se compreende esta permanente hostilização do Francisco Cancella de Abreu em relação à APSL. É incapaz de reconhecer o mérito que estas alterações irão trazer, e só lhe aponta defeitos. Lamentável...
É apenas uma questão de pontos de vista!
Para a APSL mérito significa evidência bastante. Para o Francisco Cancella de Abreu, mérito significa esforço evidente.
Quanto a mim ambos falam e escrevem na mesma língua, mas o FCA é mais objectivo, e a APSL mais subjectiva.
Sendo o primeiro mais frontal e transparente que a segunda, necessáriamente que a resultante só pode ser um texto claro e sustentado, como o que aqui está publicado.
Comecemos por partes! Que alteraçoes fez a APSL??? Fez um mero restyling do já antigo e desadequado regulamento!
Quem são os autores dessa modificação?? Desses autores/criadores qual obteve méritos assinalaveis?? Qual se distingui no mundo equestre por meritos derivados ao seu trabalho, empenho, proissionalismo e visão???
Pois o SENHOR Francisco Cancela de Abreu já provou meritos importantes em muitas e diversas areas relacionadas com os cavalos como cavaleiro, treinador, acessoriamento de coudelarias, juiz etc!!!
Existe algum homem de cavalos em Portugal mais completo que ele??????
Ponham os olhos em quem obtem resultados e não em papagaios de café.....
Sim, provavelmente por isso e
Postar um comentário