segunda-feira, 20 de julho de 2009

Duarte Pinto: A Caminho da Alternativa

"Lucidez! Esta é a palavra que melhor pode descrever Duarte Pinto, um jovem cavaleiro, filho de toureiro, que olha para a sua carreira nas arenas de um modo muito pragmático, com plena consciência do rumo que quer seguir, do caminho que irá dar à sua vida, e que tem no Oboé um grande companheiro, um grande Amigo!"

Foi assim que apresentámos há tempos um jovem que, no próximo dia 23 de Julho, irá tomar a Alternativa de Cavaleiro no Campo Pequeno. O cartel é composto por Emídio Pinto, Paulo Caetano, Joaquim Bastinhas, João Moura Caetano, Marcos Bastinhas e Duarte Pinto, frente a toiros de Maria Guiomar Cortes Moura. Os forcados serão de Cascais, Monforte e Elvas.
,
Estivemos à conversa com o Duarte e com o seu Pai e a uma semana da corrida podemos afirmar que a disposição e a motivação estão no máximo.

Emídio Pinto


Para quem tem uma carreira tão reconhecida no mundo do toiro como será regressar ao Campo Pequeno?
Regressar ao Campo Pequeno para dar a alternativa ao meu filho Duarte é um momento de grande emoção e alegria como toureiro e como pai.

Dar a Alternativa ao Duarte deve ter um significado enorme?
Tem um significado tão grande que agora não o sei descrever. É rever no Duarte toda a minha carreira, as minhas ambições, as maiores aspirações.

Como é que vai viver esse dia?
Não faço ideia mas vou viver com certeza com uma grande intensidade e com a maior força.

O carinho e respeito entre toureiros levou-o a escolher estas testemunhas?
Não podia convidar todos os toureiros de quem sou amigo. O Luís Miguel foi minha testemunha de alternativa, o Frederico Cunha foi com quem comecei a aprender a tourear e a montar, o José João Zoio a primeira vez que toureou foi comigo na Nazaré em 1968. Tal como os outros toureámos muitas épocas juntos e vivemos todos grandes momentos.

Como é que caracteriza o seu filho enquanto toureiro?
O Duarte é como toureiro aquilo que é como homem: sério, verdadeiro, leal e com uma personalidade muito forte.




Duarte Pinto

Tomar a Alternativa das mãos do seu Pai é um sonho tornado realidade?
É, sem dúvida, uma honra e um enorme prazer puder receber a alternativa do meu pai. Foi algo que eu sempre desejei e tornar-se realidade é, para mim, um grande motivo de orgulho.

Como é que vai viver esse dia?
É um dia especial, a alternativa não deixa de ser um acontecimento único com enorme carga simbólica ainda para mais com um cartel de enorme qualidade e prestigio e na catedral do toureio a cavalo, o Campo Pequeno.

Como é que está a ser a sua preparação?
A preparação para esta corrida é exactamente igual à preparação para todas as outras corridas. Muito empenho e trabalho diário são os "alicerces" para a preparação de todas as corridas da época.

Quais vão ser os cavalos usados no toiro da Alternativa?
Muito sinceramente ainda não sei bem em que cavalos irei tourear no toiro da alternativa. Tenho uma quadra de qualidade, decidirei quais os cavalos a utilizar provavelmente uns momentos antes de tourear.

O que podemos esperar de si para o futuro?
O que se pode esperar de mim é sempre um enorme empenho, trabalho e dedicação para conseguir cada dia melhorar as minhas performances. Tentarei sempre satisfazer o público e, caso seja possível, traduzir para a arena o toureio que mais sinto.

Nenhum comentário: